A CONTRIBUIÇÃO DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA DE CARL ROGERS NA PSICOTERAPIA INFANTIL
A INFLUÊNCIA DAS ATITUDES FACILITADORAS DO PSICÓLOGO NESTE PROCESSO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14940551Palabras clave:
Psicoterapia infantil, Dinâmica psicoterapêutica, Tendência atualizante, Virginia Axline, Carl RogersResumen
O presente artigo refletiu sobre a contribuição da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) de Carl Rogers, onde se verifica a importância com que trata das relações interpessoais, da valorização do ser humano, cujo pressuposto é de que nele existe uma inclinação atualizante, em que se certifica que a pessoa tende a crescer, desenvolver seu potencial de maneira positiva. Buscou-se compreender a influência das atitudes do psicólogo da Abordagem Centrada na Pessoa na dinâmica do processo psicoterapêutico infantil, assim como a investigação do método da ACP na pessoa na prática da psicoterapia infantil; a reflexão sobre a estrutura do ambiente terapêutico, a descrição das atitudes do psicólogo da mesma neste processo e enfim a análise de suas atitudes dentro do contexto desta abordagem e seus efeitos na dinâmica do processo psicoterapêutico infantil. O estudo foi desenvolvido, a partir da pesquisa bibliográfica e como resultado foi verificado que o acompanhamento do psicoterapeuta infantil da Abordagem Centrada na Pessoa, proporciona um desenvolvimento positivo das competências emocionais, cognitivas e autoestima da criança, o equilíbrio da ansiedade, promovendo também a capacidade de ser mais assertiva. Confirma-se que investimento em psicoterapia favorece a construção de autoconhecimento para o filho, sentindo maior prazer pela vida e que consequentemente, melhora a qualidade das experiências e das relações com os outros, contribuindo para a formação de um adulto autônomo, com sabedoria e segurança para fazer escolhas saudáveis.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Adriana Pereira Tôrres, Elisângela Freitas Oliveira (Autor/a)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Derechos de autor y acceso
Los autores conservan los derechos de autor de sus trabajos publicados en la revista. Al enviar y aprobar un artículo para su publicación, los autores autorizan a la revista a difundirlo bajo la licencia Creative Commons Atribución–No Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Esta licencia permite a cualquier persona copiar, distribuir, adaptar y reutilizar el contenido únicamente con fines no comerciales, siempre que se otorgue el crédito adecuado al autor o autora y a la revista como fuente original, se incluya un enlace a la licencia y se indique si se realizaron cambios.
La revista promueve el acceso abierto: no se cobran tarifas de procesamiento ni de publicación a los autores, y todos los contenidos son de acceso gratuito para los lectores.
Los autores pueden depositar y compartir sus artículos en repositorios, plataformas institucionales u otros medios no comerciales, siempre que mantengan la referencia completa a la publicación original en esta revista y se respete la licencia CC BY-NC 4.0.


